EX-PRESIDENTE DO BNB

Byron Queiroz morre aos 66 anos

06.04.2014

 

Byron Queiroz

Byron Queiroz exerceu importantes funções públicas. Ele integrou o secretariado do Governo do Estado na primeira gestão de Tasso e na gestão de Ciro Gomes

Faleceu na tarde de ontem o ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Byron Costa de Queiroz, aos 66 anos. O executivo morreu após uma hemorragia decorrente de uma úlcera. O corpo de Byron Queiroz será velado a partir das 19h30, na Funerária Ethernus, no Bairro Aldeota. O sepultamento está marcado para hoje, às 10h, no Parque da Paz, no Passaré.

Byron Queiroz nasceu em 11 de junho de 1947, no município de Iracema, distante 285 Km da Capital. Estudou no Colégio Marista Cearense e se formou em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização em Administração Financeira.

Realizações

Foi Secretário de Planejamento no primeiro governo de Tasso Jereissati, de 1987 a 1991. Foi também Secretário de Governo do Estado do Ceará, na gestão do ex-governador Ciro Gomes. Em fevereiro de 1995, assumiu a presidência do Banco do Nordeste do Brasil, permanecendo no cargo até março de 2003. Entre as principais realizações de Byron Queiroz no BNB, destaca-se a criação do Crediamigo, Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, que vem facilitando, há 15 anos, o acesso ao crédito a milhares de empreendedores formais e informais.

O executivo recebeu, em 2002, a Medalha do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em reconhecimento à eficácia de sua gestão na Presidência do Banco do Nordeste e pelo apoio aos projetos do setor industrial para micro e pequenas empresas do Nordeste. Ele foi o 52º agraciado com a referida medalha.

Anúncios