VOCÊ SABE COMO PREVENIR A DOR DO NERVO CIÁTICO? E TRATAR?
por Giana Ramos

Nesses sete anos como fisioterapeuta a queixa que mais ouvi foi a CIATALGIA ou dor no nervo ciático é com certeza a recordista, por isso levantei as principais formas de prevenir as dores no trajeto do nervo ciático para as pessoas, que como eu, nunca tiveram essa dor, e algumas formas de aliviá-la para você ou seu conhecido que já tenha esse problema.

O que é?

Considerada mais um sintoma do que uma doença, provocada pela compressão, inflamação ou irritação de uma ou mais raízes nervosas que nascem na medula espinhal e vão formar o nervo ciático (ou isquiático), que começa na quarta e quinta vértebra da coluna lombar.

Como prevenir a ciatalgia?

A prevenção é sempre a melhor forma de tratamento. Existem vários fatores de risco para a ciatalgia, como: Excesso de peso, má postura, permanecer por muitas horas sentado, sedentarismo, genética, fraqueza muscular de abdome e costas, até fumar pode causar dor ciática. Pensei em quatro dicas simples que poderão ser incluídas no dia-a-dia e que auxiliarão muito na prevenção dessa terrível doença.

1- Sempre que lembrar contraia o abdome: a parede abdominal é constituída de diversos músculos e na maioria das pessoas uma dessas partes está fraca, seja mais internamente ou até externamente. Quando você contrai o abdome naturalmente a postura melhora, então eliminamos dois fatores de risco.

2- Acrescente movimento no seu dia-a-dia: não tem jeito, o corpo humano não foi desenvolvido para ficar parado, sendo assim, acrescente movimento no seu dia. Saiu uma pesquisa recentemente dizendo que se caminharmos três minutos a cada hora durante dez horas do nosso dia saímos do grupo dos sedentários, ou seja prevenimos um monte de doenças, faça isso por um dia e me conte os resultados.

3- Alongue-se: quando fazemos um alongamento, não é apenas o músculo que está sendo esticado, os nervos, as articulações e todas as outras estruturas do corpo também, crie o hábito de fazer alongamentos no fim do dia, leva pouco tempo e previne um monte de problemas osteomusculares.

Como aliviar a dor ciática?

Quando a dor ataca é insuportável, muitas pessoas não conseguem nem andar, tenho três dicas para aliviar os sintomas sem tomar remédio, claro que essas medidas são paliativas, o ideal é procurar um médico e um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado e livrar-se para sempre dessa dor.

1- Deite-se de bruços e coloque um travesseiro na região abdominal de uma forma que sua lombar fica mais alta que o resto do corpo, assim é possível abrir os espaços intravertebrais da coluna permitindo uma descompressão do nervo e dos discos, fique no máximo 10 minutos, pois ocorre uma pressão na região cervical, se ficar muito tempo poderá machuca-la.

2- O nervo ciático é o maior nervo do corpo e existem muitos motivos para ele doer, um deles é a inflamação, um outro é a contratura muscular. Nos casos inflamatórios o ideal é a aplicação de gelo no local, porém quando se trata de nervo ciático os estudos mostram que a aplicação de calor é mais efetiva, por isso uma bolsa de água quente e até mesmo um escalda pés poderão ser bem vindos.

3- Essa dica é um pouco polêmica, mas eu utilizo com meus pacientes e sempre deu certo. Quando estiver com a dor em uma intensidade mais fraca e o dia estiver cheio de coisas para fazer, utilize uma cinta de compressão abdominal, elas são excelentes para estabilização lombar e alívio da dor. Porém, elas NÃO DEVEM SER USADAS SEMPRE, pois a musculatura não é estimulada e perderá sua força, use por duas horas e tire.

Dra. Giana Ramos é graduada em fisioterapia (São Camilo – SP), Especialista em ortopedia e traumatologia (Santa Casa – SP), Especialista em Docência no ensino superior (SENAC – SP). Formação em Reeducação Postural Global e Auriculoterapia – (FENAFITO – SP). Professora do curso de formação de cuidadores de idosos (SENAC – SP), empresária do Centro de Atendimento Especializado (CAESP SAÚDE), gestora do programa de qualidade de vida na terceira idade da Vila Maria Zélia – Belenzinho – SP.